Eleições 2010JornalismoMídia

MÍDIA (2). Clima é de clara beligerância, entre grandões e governo. Mas, por quê?

Curioso: nos últimos oito anos, a liberdade de imprensa vigorou plenamente no País. Cada um escreveu o que quis e, como regra (basta fazer rápida pesquisa no ‘santo’ Google para confirmar), teve esse direito preservado no Judiciário – quando e se este foi acionado.

Então, que tipo de conflito poderia se estabelecer entre a mídia grandona, especialmente os grandões entre os grandões (Abril, Globo, Folha de São Paulo) e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva? É, a um marciano que aqui chegasse agora, inexplicável. Perguntaria: estão se queixando de que, se nem mesmo boicote publicitário (que poderia criar constrangimentos econômicos) houve?

E mais: o que poderá acontecer agora, diante da mais que provável eleição de uma seguidora de Lula, e (conceda-se) talvez não tão simpática assim com o atual status quo? Se trata, vamos convir, de excelente reflexão.

Para contribuir, reproduzo trechos (quem quiser a íntegra, o link está disponível) de bem-feito e bastante didático artigo de Venício A. de Lima, originalmente publicado no sítio especializado Observatório da Imprensa. Lima é professor titular (aposentado) de Ciência Política e Comunicação da UnB e autor, dentre outros, de “Liberdade de Expressão vs. Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia”. Confira:

MÍDIA & GOVERNO – Razões para a hostilidade crescente

… No Brasil, ao contrário do que acontece em alguns países da América Latina, os oito anos de governo Lula não representaram a mais remota ameaça à grande mídia. Em nossos vizinhos, apesar da oposição de grupos dominantes de mídia, foram democraticamente eleitos governos que tomaram a iniciativa de rever e/ou propor nova regulação para o setor de comunicações, desafiando interesses historicamente enraizados. Aqui nada disso ocorreu.

A grande mídia nativa não foi objeto de qualquer regulação ou saiu derrotada de qualquer disputa em relação às políticas públicas do setor de comunicações. Basta verificar que nos projetos (ou mesmo pré-projetos) e programas nos quais ela considerou estarem seus interesses ameaçados, houve recuo do governo Lula e/ou os projetos não lograram aprovação no Congresso Nacional…

… Vivemos em plena liberdade da imprensa. O governo não deixou de aplicar vultosos recursos em publicidade oficial paga destinada exatamente à grande mídia. Apesar disso, além da oposição política publicamente admitida inclusive pela presidente da ANJ, a grande mídia insiste em anunciar que o atual governo constitui uma permanente ameaça à liberdade de expressão e que o seu partido padece de uma obsessão autoritária e stalinista de controlar a imprensa…

…Qual será o comportamento desses veículos depois das eleições? Que tipo de relação é possível se construir entre eles e o novo governo, especialmente se for eleita a candidata que enfrentou sua oposição sistemática? Que comportamento esperam esses veículos do novo governo?

E mais: o que acontecerá com a credibilidade de veículos de mídia que (1) praticam “jornalismo investigativo” seletivo, em relação apenas a uma das candidaturas e (2) transformam suspeitas e denúncias em “escândalos políticos midiáticos“, mas raramente a Justiça consegue estabelecer a veracidade das acusações?…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Olá bom dia.
    Só espero que o Sr Luiz Inácio nessa arroubo Ditatorial não se arvore com fez Chaves e a Cristina Kirchner contra a Liberdade de Imprensa. A corrupção campea frouxa no Brasil, e pelo que se vê tudo que o Governo quer é que os escandalos da Cumpanhêrada não seja divulgado. Mas o extranho em tudo isso é ver o Sindicato dos Jornalista defedendo a sensura aos orgãos de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo