Arquivo

Com o ministro. Distorções no Financiamento Estudantil tornam dívidas impagáveis, diz Pimenta

Em reunião, na semana passada, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o deputado santa-mariense Paulo Pimenta (PT), em companhia de outros parlamentares e de representantes do movimento “FIES justo”, discutiu a questão do Financiamento Estudantil – cujas distorções, ocorridas ao longo do tempo, tornaram o pagamento inviável.

 

No encontro, debateram-se alternativas. E o ministro informou que, ainda este mês, proposta de alteração na lei será enviada ao Congresso. Os detalhes do encontro estão no material distribuído pelo parlamentar petista, com foto de Júlio Paes. Acompanhe:  

 

“Pimenta participa de reunião com Ministro

da Educação para discutir dívidas do FIES

O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) participou de uma audiência com o Ministro da Educação Fernando Haddad. Na reunião, que contou com a presença do Senador Cristovam Buarque, o Deputado Geraldo Magella e representantes do Movimento FIES Justo, foram apresentados ao Ministro estudos que demonstram distorções que ocorreram ao longo dos anos e que tornaram as dívidas do Fundo de Investimento as Estudante do Ensino Superior praticamente impagáveis.

Segundo Pimenta, são cerca de 500 mil estudantes em todo o Brasil que hoje têm contratos de financiamento educativo, e que reivindicam a revisão do valor da dívida. Na oportunidade, Fernando Haddad comunicou aos presentes que ainda em abril o Governo encaminhará à Câmara dos Deputados proposta de alteração da legislação que reorganizará o sistema de financiamento educacional no país, e onde também estará incluindo tema das dívidas do FIES. “Mesmo que durante o Governo Lula as vagas ao Ensino Superior tenham passado de 113 mil para 227 mil, portanto mais do que dobraram e que o PROUNI tenha possibilitado o acesso de cerca de 450 mil alunos, 156 mil só nesse primeiro semestre, o fato é que esses contratos do FIES são uma herança que precisa ser resolvida”, afirmou Pimenta.

A coordenadora do Movimento FIES Justo, Daniela Pelegrini ficou satisfeita com o resultado da reunião e os importantes passos em direção de uma solução para a dívida educativa junto ao Governo. “Estamos pleiteando descontos nos moldes do Creduc. O Deputado Paulo Pimenta nos procurou e manifestou o seu apoio, o que fortaleceu o nosso movimento, pois nos deu toda estrutura necessária para chegar até onde nós estamos chegando. A sua presença foi de suma importância nas audiências, em especial com o Ministro da Educação, Fernando Haddad”, disse a coordenadora do FIES Justo. Para acompanhar as decisões ligadas ao Movimento, acesse www.fiesjusto.com.br

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo