AssembleiaSanta MariaTragédia

KISS. Deputados cedem a empresários e prefeitos e Lei é “flexibilizada” no dia em que outra boate queimou

Deputados discutem, discutem…e matam trabalho feito em 2013 (foto Marcelo Bertani/AL)
Deputados discutem, discutem…e matam trabalho feito em 2013 (foto Marcelo Bertani/AL)

Um incêndio de grandes proporções atingiu a boate Clube dos Namorados, localizada na Avenida Dr. Carlos Barbosa, no bairro Medianeira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco caminhões foram necessários para controlar o fogo, que começou por volta das 8h03min.”

Acima, o primeiro parágrafo da notícia publicada na versão online do jornal Zero Hora (para ler na íntegra, clique AQUI – se você ainda não tiver superado o limite mínimo de informações gratuitas permitida pelas normas da RBS).

Agora, o suscinto material produzido pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, dando conta do que aconteceria horas depois, no plenário 20 de Setembro, o local das grandes decisões do parlamento gaúcho:

kiss selo“…Por unanimidade, também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 84/2014, do Poder Executivo, alterando a recentemente aprovada Lei de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios – a conhecida Lei Kiss – diferenciando, especialmente, as exigências para um projeto de pequeno empreendimento e as para empreendimentos de grande porte.

Entre outras medidas, as alterações prevêem um plano simplificado para edificações de baixa e média Carga de Incêndio. A matéria recebeu 27 emendas parlamentares, cinco das quais foram aprovadas, entre elas uma do líder do governo, deputado Valdeci Oliveira (PT) e mais 11 líderes de bancadas de todos os partidos, que divide em três categorias os locais de reunião de público: casas noturnas (boates e restaurantes); edificações de caráter regional (CTGs), e clubes sociais comunitários e de diversão (entre eles os salões paroquias e salões comunitários).

RESUMO DA ÓPERA:

Os deputados cederam aos prefeitos e empresários que pediram (e levaram) a flexibilização da “Lei Kiss” – objeto de seis meses de trabalho, ano passado, fixando normas rígidas capazes de evitar tragédias como a que matou 242 meninos e meninas, a partir do incêndio da boate Kiss.

Que eles não pensem estar imunes ao julgamento da história. Não estão.

QUER CONHECER A OPINIÃO DE JORGE POZZOBOM SOBRE O QUE ACONTECEU NA SESSÃO DESTA TERÇA? CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Não é uma coisa de simplificar, mas de bom censo. Ora em lugares que não há aglomerações as exigências tem que ser menores e onde há aglomerações exigências maiores. A discussão aqui em Santa Maria, agora, deve ser a demora na liberações dos alvarás. Não consigo acreditar que leve tanto tempo para que haja uma vistoria e uma liberação. Se tudo for tão demorado como estão as liberações aqui, quem quiser se aposentar morre antes de receber o primeiro salário.

  2. No dia que a lei KISS era "flexibilizada" na Assembléia Legislativa Gaúcha, MAIS UMA BOATE PEGA FOGO no Rio Grande do Sul!!! Parabéns Deputados gaúchos que votaram a favor da mutilação da lei. Seu voto foi batizado A FOGO, em homenagem a Vossas Excelências!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo