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NOVO TEMPO. Mídia tradicional ainda não entendeu que sua influência se deteriora

Com discordâncias apenas pontuais (e o leitor habitual deste sítio já as percebeu, com certeza), dá para assinar embaixo do que escreve o jornalista Mair Pena Neto – que já trabalhou em veículos como O Globo e Jornal do Brasil  (onde foi editor de política e repórter especial de economia) e agências de notícias como a Estado e a Reuters.

Pena Neto trata de algo que é visível a olho nu, menos pelos interessados; no caso, os representantes da mídia tradicional. Vale a pena ler – nem que seja para discordar – o artigo que ele publica no portal “Direto da Redação”, editado por Eliakim Araújo e Leila Cordeiro. A seguir:

A imprensa parou no tempo

A imprensa é hoje um dos setores mais conservadores da sociedade brasileira. Como se evitasse enxergar os novos tempos, se atém a modelos antigos e práticas condenáveis de jornalismo, se dissociando totalmente da população, que vive um momento de otimismo e esperança com o país.

Talvez desde os anos JK, o Brasil não compartilhava uma confiança tão grande na sua capacidade e no seu destino de ser um grande país. Os indicadores econômicos são todos favoráveis e as perspectivas animadoras, desde que não se quebre a ordem constitucional. A população aprova seu presidente com índices elevadíssimos e a sucessão de pesquisas de intenção de voto demonstra claramente que o desejo é de continuidade.

Quem se manifesta contra isso: a imprensa, dando voz aos menos de 10% queconsideram o atual governo ruim ou péssimo. E em seu intento de desmoralizá-lo recorre ao moralismo e à disseminação de inverdades, que evita desvendar por saber que não resistiriam a uma matéria honesta sequer. A imprensa não esconde sua dor com a iminente vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais. Parece pasma diante da força avassaladora da população que quer eleger a candidata de Lula…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

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