JudiciárioPartidosPolítica

ANÁLISE. Com prisões de Dirceu e Genoíno, fecha-se um círculo no petismo. É importante, sim, tratar disso

Nenhum petista deixa de reconhecer a importância de José Dirceu, na história do partido
Nenhum petista deixa de reconhecer a importância de José Dirceu, na história do partido

Há quem queira transformar as prisões de José Dirceu e José Genoíno em emblema da disputa política. Os outros detidos (e mesmo o que escapuliu), cá entre nós, parecem não ter a mínima importância. O editor deste sítio, e mesmo os mais lúcidos militantes, sejam eles oposição ou governo, pensa que o resultado eleitoral independe dessa questão. Valerá o mesmo, aliás, se o Supremo estiver julgando o pai do mensalão, o PSDB mineiro. Aqui, uma ressalva: o editor duvida, mas duvida meeesmo, que a mídia dê a mesma importância ao fato, se ele ocorrer.

Bueno, dito isto, o que as pesquisas deverão (ou não) confirmar, é interessante ter em mente o significado do que foi esse grupo de militantes para a história política recente do país e, sobretudo, o que pode advir. Nesse sentido, várias foram as fontes do editor, nas últimas horas. E, admitindo-se previamente a discordância, nenhuma delas pareceu tão lúcida quanto a exposição e análise feitas pelo jornalista Luis Nassif. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Vale conferir, a seguir:

Com a prisão de Dirceu e Genoíno, fecha-se um círculo

É por esse prisma que deve ser analisada a atuação não apenas de Lula, mas de José Dirceu e José Genoíno. Ambos passaram pela luta armada. Com a redemocratização, ingressaram na luta política e das ideias. E ambos foram essenciais para a formação do novo partido e para a consolidação do mito Lula.

Na formação do PT, cada qual desempenhou função distinta. José Genoíno sempre foi o intelectual refinado. Durante um bom período dos anos 90 tornou-se um dos mais influentes formadores de opinião do Congresso e do país, com suas análises sobre regimento da Câmara, sobre reforma política, sobre defesa. Já José Dirceu era o “operador”, trabalhando pragmaticamente para unificar o PT em torno de um projeto de tomada do poder e, a partir daí, de reformas.

A estratégia política do PT passava por sua institucionalização, por um movimento em direção à centro-esquerda, ocupando o espaço da socialdemocracia aberto pelo PSDB – devido à guinada neoliberal conduzida por Fernando Henrique Cardoso e à ausência de lideranças sindicais.

Não foi um desafio fácil. O PT logrou juntar em torno de si uma multiplicidade de movimentos sociais, a parte mais legítima do partido mas, ao mesmo tempo, a parte menos talhada para a tomada de poder. Foram movimentos que surgiram à margem do jogo político, desenvolvendo-se nos desvãos da sociedade civil e sem nenhuma vontade de se sujar com a política tradicional…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. E por falar e colocar, fecha-se um circulo, É importante, sim, tratar disso…
    Na comunidade., ..auxiliar, Michel Temmer, solicitar, exoneração???? Assume..Farret….

  2. “José Genoíno era um político hábil. Se era um “intelectual” no PT, meu conceito de intelectual é diferente”
    Com certeza, seus neurônios GEF, voltaram a Falhar… Faça como Nassif, crie um blogue, e coloque, todo seu conhecimento, de INTELECTUALIDADE.
    Aguardamos.

  3. Não consigo entender uns veteranos na pulitica lutaram por democracia fazerem uma papagaiada destas pagando Dep. para votar a favor do Gov. sera que nunca passou pela cabeça deles que um dia iria acontecer o que esta acontecendo todos na cadeia, mais espero que outros que estão devendo parem todos la tambem.

  4. Parece que para o STF existem dois pesos e duas medidas pois até hoje não apuraram a privataria Tucana,e nem o episódio da PASTA COR DE ROSA na reeleição do Fernando Henrique mas juntamente com a grande mídia faz de tudo para desabonar integrantes do PT.Temos que fazer justiça,mas sempre aprendi que qualquer pessoa tem direito a se defender e não é o que estão fazendo com José Genuino e José Dirceu.Será que as elites burguesas não estão querendo se vingar da luta deles contra a repressão da ditadura,por terem lutado por democracia e principalmente pelos avanços dos governos Lula e Dilma que tiram milhões de brasileiros da extrema miséria,pela criação do bolsa família, luz para todos,minha casa minha vida´,criação de Universidades,Escolas Técnicas,ENEM,Mais Médicos?A mídia e a elite burguesa não aguenta ver pobre,negro na Universidade e viajando de avião.

  5. O diacho mora nos detalhes e jornalistas são muito sem noção. Só um jornalista pode achar que, só porque ele tem o canudo debaixo do braço, tudo o que ele diz ou escreve é confiável. Nassif é um comentarista econômico que muitas vezes sofre o constrangimento de justificar publicamente as cabeçadas do governo. Critica os componentes do STF e, neste caso, faz uma apreciação igual a que qualquer um da rua faria. Rasa, deprovida de fundamentação. Argumento de autoridade, “confiem nas minhas longas tranças louras”.
    O réu que fugiu para a Itáli tem importância sim.
    José Genoíno era um político hábil. Se era um “intelectual” no PT, meu conceito de intelectual é diferente.
    Tucanos cometeram erros. Poderiam ter acabado com o PT em duas ocasiões distintas. Inimigo não se poupa. Uma no mensalão. Outra quando acabou a CPMF. Poderiam ter acabado com a desvinculação das receitas da União. Era o fim.
    Mensalão mineiro. Fatos ocorreram antes do mensalão petista. Denúncia foi depois. Não prescreveu alguma coisa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo