DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. O forte São José Istepôs sonha bem alto na disputa da Conferência Sul da Liga BFA

Os catarinenses prometem vida difícil aos adversários da região sul do Brasil

O Istepôs, da grande Florianópolis, é uma dos cinco times catarinenses que irão disputar a Conferência Sul (Foto Istepôs/Reprodução)

Por Lucas Senna

Mesmo sem disputar partidas oficiais em 2022, eles estão prontos para lutar pelo topo da região sul da Liga BFA. O São José Istepôs reforçou seu elenco buscando voltar aos tempos de glória, quando a equipe da grande Florianópolis foi bicampeã estadual.

O São José Istepôs não disputa campeonatos oficiais desde o Campeonato Catarinense de 2019, no qual a equipe teve um belo desempenho, se consagrando vice-campeã e mantendo uma campanha invicta até a grande final, quando saiu derrotado pelo forte Timbó Rex. No ano de 2022, a equipe de São José disputou apenas um amistoso.

O Campeonato Catarinense de Futebol Americano de 2022 não ocorreu, devido ao pouco tempo que alguns times teriam de preparação. Segundo Vinicius Hames, presidente do São José Istepôs, as equipes teriam se reunido junto de representantes da Federação Catarinense de Futebol Americano para decidir, em votação apertada, quanto a não realização do Campeonato Catarinense de Futebol Americano de 2022. Hames declarou que o Istepôs jogaria o campeonato se fosse o caso, mas que também não se importaria em não disputar, entendendo que fora pouco tempo de preparação.

Há nove meses treinando, os Istepôs têm alta expectativa em relação a temporada que incia (Foto Istepôs/Reprodução)

HISTÓRIA – A equipe, que foi fundada em 5 de novembro de 2005, surgiu primeiramente como um grupo de amigos se reunindo nos fins de semana. Já o nome, Istepôs, foi sugerido por Pedro Faraco – membro do time na época –, a fim de homenagear a colonização açoriana da região por meio de uma gíria regional, o istepô.

Após acumular três vices campeonatos no Campeonato Catarinense, o São José Istepôs veio a alcançar a glória nos anos de 2013 e 2014, conquistando, seus primeiros títulos oficiais. Depois, a equipe voltou a ser vice-campeã catarinense nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. O time tinha um desenvolvimento considerável até a chegada da pandemia de Covid-19, quando todos os campeonatos de futebol americano foram paralisados em solo nacional.
Ao longo destes dois anos, o Istepôs focou em congelar suas contas para que a equipe não se endividasse durante a pandemia e também em manter os jogadores ativos por meio de treinamentos individuais. De acordo com Hames, o time voltou a treinar ainda em 2021, por volta de outubro.

Além disso, o presidente tem expectativas altas quanto à temporada. “O elenco do Istepôs está bem forte; ao contrário do que muitas equipes sofreram, as nossas perdas foram mínimas. E também conseguimos absorver jogadores experientes de outras equipes próximas. Nosso time está bem forte, conseguimos tapar alguns buracos que tínhamos em 2019 e nosso principal objetivo é chegar na final da Conferência Sul.”

O São José Istepôs faz sua partida de estreia na conferência sul da Liga BFA diante de um adversário interestadual, o União da Serra do Rio Grande do Sul. O confronto ocorrerá às 14 horas no dia 19 de junho no CT do clube gaúcho, em Farroupilha.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo