DestaqueEducação

UFSM. Biblioteca Central chega aos 50 anos, com acervo de 95 mil livros, periódicos, outras mídias…

Patrimônio cultural e educacional da instituição tem bem mais que só livros

O prédio da Biblioteca Central foi construído entre 1969 e 1972, no Campus, sendo denominado como Biblioteca Central Manoel Marques de Souza – Conde de Porto Alegre, e está completando seus 50 anos. Antes, funcionava na Antiga Reitoria, no centro (Foto Reprodução)

Por Ana Laura Iwai (com foto de Reprodução/TV Campus) / Da Agência de Notícias da UFSM

No dia 3 de setembro, a Biblioteca Central Manoel Marques de Souza – Conde de Porto Alegre completou 50 anos. Sua história, contudo, precede o ano de 1972. Com a fundação da Universidade Federal de Santa Maria, em 1960, a Biblioteca Central foi criada para reunir as coleções bibliográficas dos cursos que a UFSM sediava na época. A Biblioteca Central funcionou, até 1971, no prédio da antiga Reitoria, no centro da cidade. O prédio da Biblioteca Central foi construído entre os anos de 1969 e 1972, sendo denominado como Biblioteca Central Manoel Marques de Souza – Conde de Porto Alegre.

Acervo 

Hoje, o acervo de livros da Biblioteca Central conta com cerca de 95 mil exemplares. Periódicos são mais de 240 mil. Há outras mídias, como CDs, DVDs, fitas VHS, disquetes, fitas cassete e jogos de tabuleiro. Conta também com uma Mapoteca, uma coleção de 956 exemplares de mapas nacionais, internacionais, cartas topográficas e imagens orbitais da região central do Estado.

A informatização do acervo da Biblioteca Central começou em 1991. O primeiro site das bibliotecas da UFSM foi lançado em 2003, com um layout simples e com foco na consulta de títulos, mas com outras funcionalidades, como entrar em contato com a equipe. Atualmente, além do acervo físico, a BC conta com diversas bases online. Algumas, como EBSCOhost (multidisciplinar), IEEE  (Engenharias) e Karger Fast Facts (Saúde), disponibilizam materiais que são permanentes, pois foram compradas em modalidade de acesso perpétuo. Outras, como a Minha Biblioteca (multidisciplinar) e Wiley (Engenharias), são serviços contratados por assinatura. 

Para ajudar o usuário em sua busca por algum título, há o Serviço de Descoberta, que reúne resultados de todas as bases, mostra se o exemplar é físico ou digital, qual a sua localização, entre outros dados.

A BC atua, também, como um repositório de produção científica de estudantes e docentes da Instituição, através do armazenamento dos trabalhos de pós-graduação. O material, conhecido popularmente como “capa azul”, pelo seu padrão de impressão, fica armazenado no segundo pavimento da Biblioteca.

No entanto, a partir deste ano, com o objetivo de viabilizar a utilização do espaço físico da BC, diminuir os custos de acadêmicos de pós-graduação e facilitar o acesso às pesquisas desenvolvidas, estes trabalhos deverão ser entregues apenas em seu formato digital. No repositório digital da UFSM, o Manancial, estão disponíveis teses e dissertações defendidas e submetidas a partir de 2002, além de alguns trabalhos a partir do ano de 1990. A coleção de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação conta hoje com quase 25 mil itens.

Ainda no tema de divulgação científica, a BC, juntamente com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o Centro de Processamento de Dados (CPD), e a editoras e editores das revistas científicas institucionais, mantêm o Portal de Periódicos da UFSM. São cerca de 40 periódicos produzidos em cursos da UFSM disponíveis em um só portal, o que organiza e facilita o acesso dos pesquisadores ao que é produzido na Universidade, além de estimular a produção acadêmica e científica.

Infraestrutura

O prédio 30 da UFSM possui a extensão de mais de 9 mil m², e é estruturado em quatro pavimentos, onde se distribuem diversas salas e setores. No subsolo, ficam os Setores de Referência, Subdivisão de Serviços à Pesquisa e Produção Institucional Científica, espaços de serviços relacionados à circulação, empréstimo e devolução, periódicos impressos, COMUT, reparo de materiais do acervo, acervo de Diários Oficiais, livros, entre outros, além da sala multiuso (conhecida como sala 15).

No térreo ficam a portaria, guarda-volumes, sala de convivência, sala de estudo silencioso, Sala de Desenho Acessível, Sala de Reuniões, Sala Multimídia e áreas com disponibilidade de serviços relacionados à Gerência, aquisição e processamento técnico. No segundo pavimento, primeiro andar acima do térreo, fica localizado o salão de estudo silencioso, sala com equipe e serviços vinculados ao Portal de Periódicos, o acervo de Teses e Dissertações, além de outros espaços para estudos e leitura. No terceiro pavimento, e mezanino, ou terceiro piso, a Biblioteca disponibiliza 17 cabines para estudo individual.

Todas as salas de estudo podem ser acessadas sem reserva prévia. As salas multimídia, multiuso, e de reunião devem ter agendamento para serem utilizadas. Os espaços podem ser visualizados na sessão Tour Virtual do site da Biblioteca…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo