Arquivo

Guerra Civil. Sequestrados repórter e técnico da Globo. Polícia desconfia que é coisa do PCC

Os principais sites de informação ainda não colocaram o fato nas suas páginas especiais sobre a “guerra urbana” paulista. Preferem noticiá-lo no espaço habitual às notícias de cidades. Mas pelo menos a Folha Online, o braço de internet do jornal Folha de São Paulo, na noite deste sábado, avançou ao dizer que, segundo sua própria apuração, a “principal linha de investigação da política” é de que o Primeiro Comando da Capital (PCC) seja o responsável pelo seqüestro, na manhã de sábado, de dois profissionais da Rede Globo de Televisão: o repórter Guilherme Portanova e o assistente Alexandre Coelho Calado. A mesma tese aparece no texto da Agência Estado, pertencente ao grupo do jornal O Estado de São Paulo.

Portanova, um jornalista gaúcho com atuação nos veículos da RBS e que estava em São Paulo desde o início do ano, e Calado estavam chegando ao trabalho e pararam para tomar um café numa padaria nas proximidades da TV Globo-SP, quando foram seqüestrados. A própria emissora ainda não trata do caso como “seqüestro”, preferindo, na nota que divulgou, falar em “desaparecimento”.

A dúvida, porém, persiste. O que teria acontecido? E por quê? O certo é que o jornalista, que trabalha preferencialmente nos telejornais locais da Globo, cobre sistematicamente a “guerra urbana” e poderia ter se tornado, em tese, um alvo visível para a “propaganda” dos criminosos paulistas. O curso das investigações – e até esse momento, não há maiores informações – poderá determinar se há, mesmo, o dedo (e as armas) do PCC neste caso.

Enquanto isso, fiquemos com a reportagem acerca do caso, assinada pela jornalista Laura Diniz, e publicada pela Agência Estado e muito provavelmente publicada, também, na versão impressa de O Estado de São Paulo deste domingo:

Equipe da TV Globo é seqüestrada em São Paulo
O repórter da TV Globo Guilherme Portanova e o assistente Alexandre Coelho Calado foram seqüestrados por volta das 8 horas deste sábado

Um cinegrafista e um repórter da Rede Globo foram seqüestrados em frente a uma padaria localizada perto da emissora neste sábado. Segundo testemunhas, eles foram levados por dois homens armados.

De acordo com a Globonews, o cinegrafista é Alexandre Coelho Calado e o repórter é Guilherme Portanova. A Secretaria de Segurança Pública informou que não se manifesta sobre seqüestros em andamento.

Segundo informações do 76º Distrito Policial, os criminosos abandonaram a blazer da Rede Globo usada pelos funcionários e trocaram por um Vectra, que logo foi abandonado e queimado. O veículo já está na posse da polícia, que informou que os bandidos trocaram novamente de carro, desta vez por um Gol, que ainda não foi encontrado. A polícia acredita que cinco homens participaram da ação.

A polícia também trabalha com a hipótese de o crime ter ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), já que o repórter fez diversas reportagens sobre os ataques contra a capital ocorridos em maio.

A família do jornalista Guilherme Portanova, que mora em Porto Alegre, se dirigiu ao aeroporto Salgado Filho para…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página da Agência Estado na internet, no endereço http://www.estadao.com.br/ultimas/cidades/noticias/.
SE DESEJAR ler outras notícias sobre a “guerra civil” paulista, pode fazê-lo acessando a página específica acerca do tema, no Portal Terra, no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/guerraurbana/.

EM TEMPO: o site Folha Online acaba de anunciar que reapareceu o assistente da equipe da Globo, o técnico Alexandre Calado. Em seguida, trarei mais detalhes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo