EconomiaNegócios

ECONOMIA. País terá, e logo, até mais 6 montadoras de automóveis. Será que não sobra alguma para cá?

Uma delas, a BMW, deve anunciar nos próximos dias o local em que instalará sua planta industrial. Será no Sul. Consta que em Santa Catarina. Outras três já confirmaram ao governo sua intenção e tratam dos detalhes. No caso, são as asiáticas Cherry, JAC e Nissan. Tudo isso, e mais um pouco, em espaço curto de tempo. Até 2015, no máximo.

A pergunta: o Rio Grande do Sul em geral e Santa Maria em particular não estão nessa briga? O editor reconhece desconhecer qualquer tratativa nesse sentido. Em todo caso, esses investimentos estão chegando, como mostra reportagem publicada originalmente pelo portal Universo Online, com informações da Agência Brasil. Confira:

Brasil terá até seis novas montadoras nos próximos três anos, diz ministro

O governo aposta na fabricação de carros para enfrentar a crise. De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a competitividade no setor será ampliada com a chegada de cinco ou seis novas montadoras ao país nos próximos três anos. Entre as empresas com interesse em investir na construção de fábricas no país, estão: Cherry, JAC, Nissan e BMW.

Hoje (quinta), o ministro afirmou que a BMW vai anunciar no próximos dias a construção de uma fábrica no Brasil. “Semana que vem, o presidente mundial da empresa virá ao país para fazer o anúncio”, informou Pimentel após participar do programa de rádio Bom Dia, Ministro.

“Parece que [a fábrica] será no Sul, mas não quero antecipar porque é a empresa que vai fazer o anúncio, durante a visita de seu presidente ao Brasil”, acrescentou o ministro. Pimentel disse que a BMW protocolou o pedido de adesão ao novo regime automotivo. “Depois, a habilitação será coisa rápida…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Enquanto alguns governadores vão a Cuba outros fazem o serviço de casa. Dá-lê Gov. Colombo de Santa Catarina esse sim é empreendedor. Enquanto fizemos um auê por causa de uma montadora de caminhões chineses sem expressão que vai para Camaquã-RS o Governador de Santa Catarina trouxe para Lages-SC a poderosa marca de caminhões chineses Sinotruck (famosa no mundo inteiro e que têm caminhões rodando aqui no eixo Rio-São Paulo).

  2. A BMW vai para Santa Catarina;
    a Fiat vai para Goiana ( PE );
    a Chery vai para Jacareí (SP );
    a Toyota vai para Sorocaba ( SP );
    a Hyundai vai para Piracicaba ( SP );
    a Suzuki vai para Itumbiara (GO );
    a DAF vai para Campos Gerais (PR );
    a Nissan vai para Resende ( RJ );
    a JAC Motors não sei para onde vai, com certeza não é o RS.
    Nem tudo está perdido ganhamos o Fórum Social Mundial ( ? ).
    Esqueci: ganharemos (tomara)um fábrica de elevadores, para chegarmos mais rápido ao fundo do poço.

  3. Estão anunciando para Joinville. A cidade tem um campus da UDESC. A TUPY está instalada lá. Funde blocos de motor. A antiga escola técnica patrocinada por esta empresa tornou-se independente. Virou uma potencia no ramo da educação.
    O aeroporto está recebendo um ILS classe 1. O que funciona no Salgado Filho é da mesma classe e está sendo substituído por um classe 2, como o aeroporto de Floripa. O voo até SP dura uns 50 minutos.
    Fica perto de Curitiba, que já é polo automotivo. Pela BR-101, que passa ao lado, a viagem dura umas duas horas.
    O porto de São Francisco do Sul fica bem perto e o de Paranaguá não é longe.
    Mão de obra não é problema e a cidade tem todas as vantagens de já ser pólo industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo