Transporte

ÔNIBUS. Bilhetagem eletrônica, novidade a partir de hoje no transporte urbano

Recebi e reproduzo, por sua óbvia importância para a vida da cidade, o material da assessoria de imprensa do SIM (Sistema Integrado Municipal), comandado pela ATU (Associação dos Transportadores Urbanos). O texto é assinado pela jornalista Fabiane Machado. A seguir:

Sistema de Bilhetagem Eletrônica inicia em Santa Maria

A partir de hoje, segunda-feira (01) de novembro, Santa Maria vive um momento histórico, pois passa a contar com o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) nos ônibus. Os primeiros a passar pela roleta com o cartão eletrônico são os idosos.

Hoje, também inicia a venda do Cartão Cidadão para quem não possui gratuidade e meia-passagem, e não utiliza vale transporte. A venda será realizada, na sede da ATU, para compras de no mínimo 10 passagens. Esta primeira etapa da bilhetagem eletrônica será de Operação Assistida, pois a Empresa 1, contratada para a implantação e operacionalização do processo, fará o acompanhamento e orientação do dia-a-dia do novo sistema.

Todas as etapas para implantação do Sistema Integrado Municipal- SIM- estão sendo cumpridas, inclusive com prazos antecipados. O SIM iniciou suas ações em março deste ano, com a aquisição de 55 novos veículos pelas seis empresas concessionárias do transporte público de Santa Maria, que integram o Consórcio. Os veículos respeitam as normas do Conama, contam com letreiros eletrônicos, possuem elevadores para acesso de pessoas com necessidades especiais e são identificados com o layout do SIM. O restante da frota também passou por adequações.

Outra etapa do Sistema foi a inversão do fluxo de embarque e desembarque nos ônibus, importante para adaptar os usuários ao SBE. O SIM ainda contou com a formação da equipe do Sistema, treinamentos de profissionais (motoristas e cobradores), aquisição do software Maptitude para planejamento das linhas de ônibus, instalação do equipamento de bilhetagem nos veículos e pré-operação pelos cobradores.

Com o SBE totalmente implantado na cidade, as fichas serão substituídas por cartões. O cadastramento é necessário porque facilitará o acesso aos ônibus, porém quem não possuir o cartão viaja igual, apenas não passa a roleta. O Sistema trará mais segurança para os usuários e agilidade no embarque e ainda vai garantir melhor controle e maior qualidade no atendimento a todos os passageiros do transporte coletivo da cidade.

O Cadastramento de outros grupos de usuários será realizado em novas datas, que serão divulgadas em breve pelo SIM.         

Informações: www.atu.com.br

Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria- Av. Rio Branco, 419

(55) 3222-6222”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo