Eleições 2014EstadoPolítica

ELEIÇÕES. 142 milhões no Brasil, 8,5 milhões no RS. Em menos de 8 horas, todos aptos a fazer sua escolha

Entre mais de mil candidatos, eleitores escolherão 55 deputados estaduais e 31 federais
Entre mais de mil candidatos, eleitores escolherão 55 deputados estaduais e 31 federais

É, com absoluta certeza, uma das maiores eleições do planeta, considerando os países que têm na democracia representativa o seu sistema de governo. Com o voto obrigatório, a abstenção raramente passa (quando passa) dos 15%. Logo, dos 142 milhões aptos a votar, não serão menos de 120 milhões de brasileiros, maiores de 16 anos, que irão a alguma das milhares de sessões espalhadas pelo País.

No Rio Grande do Sul, são cerca de 8,5 milhões – eles escolherão, só para ficar no Estado, além do Presidente da República (e o vice), o Governador (e o vice), um Senador e 86 deputados (55 estaduais e 31 federais). Para saber mais sobre o pleito, o número de candidatos e outras informações, vale conferir o material produzido pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, tendo como foco o Estado e, especialmente, a eleição para o parlamento. A reportagem é de Renato Chiappini Annes, com foto de Alfonso Abraham. A seguir:

ELEIÇÕES 2014 – População prepara-se para as eleições gerais de 5 de outubro 

Neste domingo, 5 de outubro, os gaúchos deverão escolher, entre 722 candidatos, seus 55 representantes na Assembleia Legislativa para a 54ª Legislatura, que se inicia em 1º de fevereiro de 2015. No Rio Grande do Sul, são aproximadamente 8,5 milhões de eleitores cadastrados, enquanto no Brasil o número é de 142,8 milhões (contra 135,8 milhões em 2010).

Além da renovação da Assembleia Legislativa, nas eleições de domingo os gaúchos definirão o novo governo estadual e os 31 representantes do Estado na Câmara Federal, além de uma nova cadeira no Senado, das três a que o RS tem direito (as outras duas pertencem a Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT)). O ocupante do cargo público maior da Nação, o presidente da República, também será definido neste pleito. Portanto, serão cinco nomes ou números de candidatos que o eleitor terá de lembrar na hora de votar, sendo aconselhável levar consigo uma ‘colinha’ pré-elaborada.

O segundo turno está previsto para 26 de outubro – somente para as eleições de governador e presidente da República, nos casos em que nenhum dos candidatos obtenha maioria simples, 50% dos votos válidos mais 1.

Candidatos

O RS é o quinto maior colégio eleitoral do país, com 173 zonas eleitorais em 27.183 seções espalhadas pelas várias regiões.

O número de candidatos gaúchos à Câmara Federal pelo RS é de 328, que deverão concorrer às 31 vagas as quais o Estado tem direito, das 513 existentes. Atualmente, em razão dos índices das eleições de 2010, a proporcionalidade das cadeiras gaúchas na Câmara é de oito representantes do PT, seis do PP, quatro do PMDB, três do PDT, três do PSB, duas do PTB, duas do PCdoB, uma do DEM, uma do PSDB e uma do PSD. Em todo o país, são cerca de 7 mil candidatos a deputado federal neste ano.

Para deputado estadual no Rio Grande do Sul, 722 candidatos concorrem às 55 cadeiras do Parlamento gaúcho. A composição da Assembleia Legislativa do RS, é, atualmente, de 14 deputados do PT, oito do PMDB, sete do PDT, sete do PP, seis do PSDB, cinco do PTB, três do PSB, uma do PPS, uma do PCdoB, uma do DEM, uma do PRB e uma do SDD…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo