EstadoSegurança

SEGURANÇA. Em Liverpool, governo encontra presídio privado modelo e com custo menor ao gaúcho

Ana Pellini: custo menor que a das gaúchas? E com infinitos benefícios? Será?

E segue a caravana de autoridades gaúchas por território britânico (depois, também irão para a Espanha). O objetivo: ver como funciona a parceria com a iniciativa privada para a construção e manutenção de presídios. Até onde sei, apenas a imprensa oficial (não me refiro à oficialista, por favor) está acompanhando a visita pelo velho mundo. Então, respeitosamente, precisamos dar o devido desconto.

Em todo caso, chama a atenção o entusiasmo demonstrado, por exemplo, com a visita feita a um presídio (privado) modelo em Liverpool, a terra dos Beatles. Lá, diz a comandante da missão, Ana Pellini, há um presídio que.. mmm.. Bem, leia você mesmo o material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A foto (de arquivo) é de Itamar Aguiar. Confira:

Comitiva gaúcha conhece presídio inglês onde presos recebem cursos e guardas não usam armas

A comitiva gaúcha que está na Europa conhecer as experiências de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em presídios, por designação da governadora Yeda Crusius, esteve, nesta terça-feira (19), no presídio HMP Altcourse, em Liverpool, na Inglaterra. Primeira casa prisional concebida, construída, administrada e financiada pela iniciativa privada, por meio de PPPs, é considerada modelo no Reino Unido.

Entre os fatos que mais chamaram a atenção do grupo, está a existência de 1.231 presos que têm atividades das 7h às 21h, como cursos profissionalizantes e oficinas. Eles são monitorados por 618 funcionários (40% mulheres) que não usam armas. Em 12 anos de funcionamento, não há registro de fuga. Pelo contrário, muitos presos pleiteiam suas transferências de outras penitenciárias para o HMP.

“O presídio que visitamos nos fez acreditar que estamos no caminho certo e que a ressocialização é possível. Aqui, os presos recebem cursos profissionalizantes, como de pedreiro, de informática e de marcenaria, que lhes garantirão uma profissão ao deixarem a casa prisional”, disse a secretária-Geral de Governo, Ana Maria Pellini. Ela salienta que o custo da instituição inglesa acaba sendo menor que o das penitenciárias gaúchas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Olha Claudemir, penso que estejas sendo muito condescendente com o missivista anônimo, pois se o sujeito opta pelo anonimato acho que não mereça resposta.
    Deve ser mais um daqueles apoiadores do governo mais corrupto, autoritário e trapalhão de nosso estado, o governo(?) Yeda (Cruzes!!!), e que não tem a coragem de mostrar a cara. Aliás, onde os demos e tucanos governam a coisa tá pra lá de feia. É Dilma 2010, pois a política soberana e desenvolvimentista do governo (este sim é governo!!!) precisa continuar. Chega do entreguismo dos demo-tucanos que vendem até a mãe, e entregam!
    Saudações de um petista.

  2. Lamentável que tudo, absolutamente TUDO, que não seja encabeçado pelo PT, tu mandes contra…A imprensa oficialista é ruim… mas a anti-oficialista é intragável… (NOTA DO EDITOR: todos podem ter a opinião que quiserem, mas seria interessante que não se mantivessem no anonimato. Não costumo fazer isso, exceto em circunstâncias excepcionais. No caso, enviei um e-mail ao Rogério. Pena que voltou, o que significa tratar-se, que pena, em endereço falso. Em todo caso, como deve ser leitor – apesar de pouco corajoso – tomo a liberdade de usar esse espaço para reproduzir a correspondência que mandou. E não chegou. Foi exatamente esta:
    Olá, amigo Rogério.
    Respeito tooodas as opiniões e publico mesmo aquelas que me criticam. É, modéstia às favas, o que me diferencia
    de muuuita gente. Publico tudo (desde que não seja ofensivo). Você me “meteu um cacete” e, não obstante isso, está lá,
    devidamente publicado, para todo mundo ver.
    Dito isto, amigo, nesse caso específico pelo menos, você cometeu uma bárbara injustiça comigo.
    No dia anterior, você não deve ter lido direito a nota “Segurança. Governo gaúcho “vende” na Europa proposta dos presídios
    privados para zerar déficit. Que você acha?” (para reler, clique https://claudemirpereira.com.br/2010/01/seguranca-governo-gaucho-%e2%80%9cvende%e2%80%9d-na-europa-proposta-dos-presidios-privados-para-zerar-deficit-que-voce-acha/)
    Olha só o que escrevi logo nos parágrafos iniciais: “… outras palavras, no entendimento claudemiriano: penitenciárias sob a gestão privada. É esta a saída para o problema? Há quem acha que não, a começar pelo ministério da Justiça, passando por importantes figuras do Poder Judiciário.
    Deixo claro a opinião deste sítio: não é contra, necessariamente. Mas, até onde sei, a obrigação do Estado é garantir as vagas. E assusta bastante a hipótese de o Estado se afastar dessa sua obrigação, entregando os destinos dos presídios a quem quer lucro (o que não é ruim, não) mas não necessariamente a ressocialização dos detentos…”
    Como pode ver, posso até ser “intragável”, mas longe estou de ser alguém que é contra tudo.
    Não peço para mudares de opinião. Fica com a tua. Mas, creia, pelo menos desta vez, acho que foste injusto com esse (nada) humilde repórter.
    Abraço fraterno e, por favor, continua se manifestando. É um debate sempre interessante.
    Claudemir
    )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo