DestaqueSaúde

SAÚDE. Seminário do Transtorno do Espectro do Autismo ocorre na terça-feira, 23, em Santa Maria

Atividade é voltada para profissionais que atendem pessoas com autismo

Por Tatiane Paumann / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Atividade da terça, no auditório da Fapas, é voltada para profissionais que atendem pessoas com autismo (Foto Arquivo/Prefeitura)

Ocorre na próxima terça-feira (23), o 1º Seminário do Transtorno do Espectro do Autismo. Com início às 13h30min, o evento é gratuito e será realizado no auditório da Faculdade Palotina (Rua Alziro Rogia, 115, Bairro Patronato). Voltado para profissionais da assistência social, educação e saúde, a iniciativa tem o objetivo de promover a qualificação dos profissionais que atendem pessoas com autismo. Ao todo, foram ofertadas 500 vagas presenciais.

O evento é uma parceria entre a APAE/SM, através do Programa TEAcolhe, juntamente com as secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde e marca o primeiro ano do Centro Macrorregional de Referência do Programa Teacolhe.

A convidada para a conversa é a palestrante Coralina Matos, Terapeuta Ocupacional e
Representante do Grupo Técnico do TEAcolhe/RS. A profissional possui Formação Profissional em Intervenção Precoce Naturalista (Instituto Farol), Análise do Comportamento aplicada ao Autismo, Integração Sensorial e aplicação de Instrumentos de avaliação, Gestão Comportamentos Inadequados.

A APAE/SM foi habilitada com o Programa TEAcolhe como Centro Macrorregional de Referência no ano de 2022. O objetivo deste Centro é oferecer suporte técnico-pedagógico para o cuidado à pessoa com autismo e seus familiares, por meio de Matriciamento às equipes dos Municípios da Macrorregião Centro-Oeste (totalizando 44 Municípios), nas áreas da Saúde, Educação e Assistencial Social, focando no tema do Transtorno do Espectro do Autismo.

O Matriciamento é baseado na metodologia de gestão e trabalho, que busca ampliar os atendimentos e as ações por meio da articulação e do compartilhamento de saberes, práticas e aperfeiçoamento da equipe matriciadora. O Centro conta com uma equipe multiprofissional composta por Fonoaudiólogo, Neuropediatra, Psicólogo, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.

Programação 

13h – Credenciamento
13h30 – Apresentação cultural – Grupo PercuAção/APAE Santa Maria
14h – Mesa de Abertura 
14h30 – Apresentação do programa TEAcolhe – Equipe Técnica do Estado
15h – Palestra com o tema “Como potencializar o desenvolvimento infantil com as estratégias de Intervenção Precoce no Autismo – Terapeuta Ocupacional Coralina Matos
16h – Intervalo 
16h30 – Continuação da palestra 
17h30 – Encerramento

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo