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Obras. Está certo, o ministro não veio. Mas as obras, sim. E, diga-se, o troco é louco de bom

São R$ 5,7 milhões de investimentos em três lotes de obras na BR 158, que liga Santa Maria a Rosário do Sul e é uma reivindicação histórica da comunidade regional. E mais R$ 3,6 milhões para a remodelação dos perigosos trevos do Castelinho e da Uglione. Só aí são mais de R$ 9 milhões em obras imediatas, de um total de R$ 20 milhões investidos pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes.

As ordens de serviço para que o trabalho seja iniciado foram assinadas não pelo ministro Paulo Passos, como estava previsto, mas pelo diretor de Infra-estrutura Terrestre do DNIT, Hideraldo CaronM. Tudo isso aconteceu ontem à tarde. E, claro, tem o seu componente político eleitoral óbvio. Ou alguém esqueceu que tem segundo turno das eleições presidencial e para o governo do Estado dentro de 11 dias? Que tal?!

Se bem que para quem será beneficiado, isso importa pouco. O que interessa, meeeesmo, é que a obra será realizada. A propósito da visita de Caron e mais detalhes sobre as ordens de serviço e os outros investimentos federais nas rodovias gaúchas e do centro do RS, confira a reportagem que o jornal A Razão está publicando hoje, em texto assinado por Letícia Rodrigues:

”R$ 20 milhões para obras
em trevos e na BR-158

O diretor do DNIT esteve ontem na cidade e anunciou ainda a duplicação do entorno de Santa Maria

O diretor de Infra-estrutura Terrestre do DNIT, Hideraldo Caron, esteve ontem em Santa Maria para assinar as ordens de serviços de remodelação dos trevos do Castelinho e da Uglione e liberar recursos para os três lotes da BR-158, no trecho entre Santa Maria e Rosário do Sul. Caron veio substituindo o ministro dos Transportes, Paulo Passos.

O investimento na continuidade do asfaltamento da rodovia chegou a R$ 15,7 milhões. Segundo Caron, o lote 3, que deve ter a obra concluída até o final do ano, recebeu cerca de R$ 5,3 milhões do total liberado ontem. Para os outros dois trechos – 1 e 2 – foram destinados cerca de R$ 5 milhões cada. Ambos devem estar prontos apenas no próximo ano, pois dependem de recursos do Orçamento da União de 2007. “Só em 2006, foram investidos 29,7 milhões no asfaltamento da BR-158”, salientou.

Caron ainda destacou que todas as rodovias federais que passam por Santa Maria estão sendo restauradas: BR- 287 (trecho de Santa Maria a São Vicente do Sul e de lá até São Borja), BR-158 (de Santa Maria a Palmeira das Missões) e BR-392 (de Santa Maria até Santana da Boa Vista). “As rodovias da nossa região nunca receberam tantos recursos em um único ano. Com eles, será devolvida a trafegabilidade a todos os acessos a Santa Maria”, comemorou o prefeito em exercício, Werner Rempel.

Em todas essas obras, de acordo com ele, a sinalização também está sendo melhorada através do Programa de Sinalização nas rodovias federais (Pro Sinal). Até o final do ano devem ser investidos R$ 8,1 milhões na sinalização horizontal (pintura de pista) e vertical (implantação de placas) em mais de mil quilômetros de estradas no estado.

Trevos – Já nas obras de remodelação dos trevos do Castelinho e da Uglione serão investidos R$ 3,6 milhões. Elas serão o início de uma obra bem maior, anunciada ontem, pelo diretor do DNIT. Trata-se da duplicação do entorno de Santa Maria.

Nos próximos trinta dias, conforme Caron, será feita uma reunião entre o DNIT e a Prefeitura para começar a organizar o projeto. A licitação do primeiro trecho da obra (do trevo do Castelinho até o trevo da Uglione e de lá até a Cohab Tancredo Neves) deve ser autorizada no segundo semestre de 2007.

“Com a duplicação, a rodovia vai apresentar mais segurança. Uma pista ficará destinada ao transporte de cargas e a marginal para o tráfego urbano”, explica Caron. Serão construídos ainda acessos para que os pedestres atravessem a rodovia sem…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quarta-feira.

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