Arquivo

Fidelidade (2). Ovídio, Anita e Brenner, ok. Já Romero corre sério risco de perder mandato

Com base na decisão de ontem, do Supremo Tribunal Federal, os partidos que solicitarem, terão grandes chances de obter de volta o mandato perdido para parlamentares que se mandaram depois de 27 de março deste ano – data em que o Tribunal Superior Eleitoral expediu resolução afirmando que o mandato é da agremiação, e não do candidato.

Ontem, como expliquei na nota anterior, por maioria de votos, o STF acolheu a tese de que, quem virou a casaca depois de 27 de março, deve entregar o mandato ao partido. Desde que ele solicite, é claro.

No caso de Santa Maria, quatro vereadores deixaram as siglas pelas quais se elegeram. Três deles antes de 27 de março: Ovídio Mayer, que trocou o PP pelo PTB; Anita Costa Beber, que também saiu do PP, mas escolheu o PR; e Júlio Brenner, que deixou o PSDB, tornou-se independente e, mais tarde, assumiu o PSB. E um, Isaias Romero, atual presidente da Câmara, desfiliou-se do PDT e entrou no PMDB, depois de 27 de março.

Ontem à noite, após o fim do julgamento no Supremo, consultei importante liderança do PDT. E ela me disse, com todas as letras, que não há a mínima chance de o partido deixar passar a oportunidade de solicitar o mandato de volta. Para tanto, terá que fazê-lo junto à Justiça Eleitoral em Santa Maria. E esta dará, conforme determinou o Supremo ontem, direito de defesa a Romero. Mas, com base na analogia, as chances do ex-pedetista manter o mandato são escassas, para dizer o mínimo.

A questão, porém, é outra: quanto tempo decorrerá até que o caso seja julgado em última instância? Imagino (não tenho certeza) que haverá possibilidade de recursos. De forma que não seria estranho, o caso demorar bastante para transitar em julgado.

De todo modo, a determinação do Supremo, ontem, é histórica. Só com muita convicção, meeeesmo, para alguém virar a casaca, a partir de agora. O que já é um avanço, na combalida rotina eleitoral brasileira.

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui as notas publicadas por Josias de Souza, para mim quem melhor explicou, e analisou, o que ontem ocorreu no Supremo Tribunal Federal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo