Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (152). Com vocês, o brinde de Liciane e Maiara, que também se apaixonaram por Santa Maria

Por LICIANE BRUN e MAIARA BERSCH (texto) e foto Arquivo Pessoal

Maiara e Liciane brindam à cidade sobre a qual aprenderam mais, nesse trabalho

Não há como ser imparcial e não se deixar levar por declarações impecáveis de amor a um pedaço de chão. Deixamos de lado o não influenciável, e confessamos: cada depoimento a essa cidade nos deixou um pouco mais apaixonadas por ela. Inicialmente seríamos só mais duas na cidade universitária que recebe milhares de jovens a cada semestre. Nossa primeira impressão até pode ter sido essa: apenas uma cidade em que passaríamos uma etapa da vida.

O tempo e a escolha pela profissão, jornalistas, nos deixou cada vez mais envolvidas com a cidade e suas peculiaridades. Em cada fotografia tirada e cada texto escrito, um registro da história, do povo, do nosso olhar. Antes um pouco destreinado, agora mais afinado para enxergar, sim, os defeitos da cidade, mas também a riqueza dos habitantes, das paisagens, da diversidade cultural, do aconchego, das oportunidades de conhecimento que aqui pulsa.

O desafio lançado foi obter 153 depoimentos. Mais tarde descobrimos que seriam 152, pois também teríamos um espaço para declarar nosso amor a Santa Maria. Mais do que um simples desafio, foi um aprendizado. Foram 153 visões de santa-marienses, de não santa-marienses, de jovens, idosos, alunos e professores. De personalidades e de anônimos, enfim, de várias figuras que passam e vivem em Santa Maria. São 153 declarações e um sentimento comum: a paixão por uma cidade.

Hoje Santa Maria, para nós, não é a mesma da primeira impressão. Aqui, Maiara aprendeu a se virar sozinha, se envolveu com o jornalismo, a arte, a dança, a fotografia e conheceu pessoas especiais que levará consigo para o resto da vida. Aqui, Liciane aprendeu a ser gente grande, se apaixonou pelo jornalismo e por todas as oportunidades que se abriram a partir dessa escolha. Se formos embora daqui, não importa onde estivermos, nas nossas respectivas cidades natais, Tupanciretã e Santa Rosa, ou no outro lado do mundo. O carinho e a gratidão por tudo que aqui vivenciamos já eternizaram, a partir deste momento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Obrigada pela oportunidade Claudemir e pode contar com o meu apoio sempre.
    Parabéns a Santa Maria pelos seus 153 anos, e a todas as pessoas apaixonadas por esta cidade!

  2. Não teve espaço pra tanto agradecimento. Mas um é imprescindível: SM me apresentou pessoas especialíssimas!! Eternizou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo