Artigos

50 anos de Beatlemania – por Carlos Costabeber

Ontem se comemorou os 50 anos do primeiro show dos Beatles nos Estados Unidos, no programa “Ed Sulivan. Naquela data, se consolidava a “Beatlemania”, que traduzia o intenso frenesi dos fãs dos Beatles – notadamente das jovens adolescentes. O mundo inteiro começava a se render à invasão da banda pop britânica.

A juventude ansiava por mudanças, e o rock-and-rol já agitava a gurizada desde o final dos anos cinquenta. Até então, a música era romântica, mas nostálgica, arrastada – muito longe do desejo da geração pós-guerra.

Por isso, também me tornei muito cedo, um Beatlemaniaco assumidíssimo. E toda a minha geração foi abençoada pelas canções magistrais e pelo som agudo das guitarras, que mudaram radicalmente o comportamento da humanidade.

Lembro como se fosse hoje, quando em um dia quente de 1964 saí do Colégio Santa Maria junto com o amigo Sérgio Medeiros, e fomos comprar o primeiro “compacto de 78 rotações” dos Beatles na BelSom da Bozano. Eram somente duas músicas, uma de cada lado: “a hard day´s night” e “she loves you” – mas já era mais do que o suficiente.

E a Rádio Medianeira, na época a preferida pelos jovens universitários (que era dirigida pelo amigo João Trevisan), as canções dos Beatles não saiam das paradas. Principalmente aos sábados à tarde, quando o apresentador “Tcheco”, apresentava o programa “Sucessos Mundiais da Semana”.
Bons tempos !!!!!!!!

A partir de então, me apaixonei em definitivo pelo rock-and-roll. E não tem dia, que não fico curtindo as músicas do passado. Principalmente as canções dos anos 60, que para mim, jamais foram superadas em emoção e alegria contagiante.

Por isso, eu e toda minha geração somos eternamente gratos à Beatlemania. Nossas vidas se transformaram para melhor, os eventos sociais ganharam um ritmo frenético, e os relacionamentos entre os jovens se tornaram algo incontrolável. Quantos namoros e casamentos nasceram nas reuniões dançantes na garagem da casa dos pais do Antônio Carlos Lemos, alí na Paul Harris !!!!

Chegava a verdadeira liberdade; a liberdade das almas e dos corações jovens.

Nesse 10 de fevereiro, o eterno agradecimento a John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Um “viva a vida”!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo